domingo, 31 de janeiro de 2010

Painel da Comunicação


Olá amigos,


A partir de hoje, o Questão de Comunicação trará entrevistas para mostrar a quantas anda o mercado de comunicação, sob diversas óticas - da assessoria de imprensa, passando pela comunicação interna, jornalismo diário etc.


Para estrear, convidei a experiente jornalista e colega de faculdade, Deborah Jacob, diretora de de contas da Agência de Relações Públicas Hill & Knowlton, de São Paulo, para compartilhar conosco sua vivência na área de comunicação empresarial. Deborah ingressou nesse setor em 1999 para obter experiência em relações públicas. Onze anos depois, a jornalista observa muita evolução no mercado.


Confira e comente!


Como você percebia o mercado quando ingressou na área de assessoria, em 1999?

No Brasil ,o trabalho de comunicação corporativa/relações públicas estava muito focado em assessoria de imprensa. E, na verdade, a comunicação corporativa engloba muitas áreas como comunicação de crise, interna, public affairs e tantas outras formas de comunicação que não apenas com a imprensa. No entanto, o mercado, naquela época, apenas enxergava este nicho. Nas empresas, a área de comunicação não era vista como essencial, algumas vezes podíamos encontrar a comunicação como uma divisão do departamento de marketing ou com recursos humanos, quando na verdade deveria existir um departamento específico de comunicação/relações públicas nas empresas.


Hoje, após tantos anos, quais diferenças você nota?

Felizmente, tenho notado evolução no entendimento sobre comunicação corporativa e o aumento do escopo de trabalho. A evolução da internet e as mídias sociais agregaram muito para diversificar as formas de comunicação, hoje temos o PR 2.0 - ferramentas de comunicação direcionadas ao universo digital e redes sociais -, muito avançado no país. Além disso, as empresas compreendem que a comunicação pode ser ampliada de diversas maneiras e com diversos públicos. O foco ainda é a imprensa e acho isso muito positivo, mas quando as pessoas olham a área de comunicação, já buscam por um trabalho mais completo e diversificado.


As empresas estão valorizando mais a comunicação corporativa?

Sim, as empresas estão compreendendo o verdadeiro papel da comunicação corporativa e o quanto esta área pode agregar aos demais negócios como vendas, marketing, recursos humanos e, principalmente, ao valor da marca para o mercado. A comunicação corporativa trabalha diariamente para a manutenção e ampliação da visibilidade positiva da empresa, seja com funcionários, fornecedores, parceiros, acionistas, consumidor final, entre outros. Um trabalho que deve ser frequente e a longo prazo.


A atuação dos profissionais de comunicação também mudou?

Acredito que os profissionais de comunicação estejam mais dinâmicos e com um bom conhecimento sobre os desafios sobre a área de comunicação. É necessário um contínuo aperfeiçoamento e entendimento das mais diversas ferramentas de comunicação do mercado. Às vezes, a ferramenta ideal de comunicação ainda pode ser um sinal de radio (localidades remotas sem internet) e outras há necessidades de sistemas integrados de webcast (conferenciais globais). Os profissionais de hoje devem estar preparados para a diversidade e a agilidade do mundo globalizado.


Como você direcionou e desenvolveu sua carreira?

Como me formei em jornalismo achei importante fazer pós-graduação em relações públicas para obter na teoria o que já fazia na prática. Foi muito importante para minha carreira, trouxe informações e visões de diferentes áreas de atuação. Inglês e espanhol como qualquer outra carreira esta se mostrando fundamental. E, se houver a possibilidade de um curso de aperfeiçoamento no exterior é um bom diferencial no mercado de trabalho e para a experiência pessoal.


Quais são suas expectativas e projetos para o futuro?

Espero sempre ampliar minha área de atuação e conhecimento. A curto prazo, espero trabalhar mais relações públicas na America Latina, que tem se mostrado um mercado emergente em potencial e sempre estar atenta as novidades do mercado. Quero continuar aprendendo coisas novas a cada dia e sempre encontrar novos desafios no ambiente de trabalho.


Como é sua rotina?

Como trabalho em uma agência de comunicação, o dia a dia é bem dinâmico. Participo de diversas reuniões para acompanhar o andamento das ações com cada cliente; desenvolvo planos de ações para as atividades de comunicação, fico envolvida com as principais ações em cada cliente. É interessante porque, enquanto um cliente está lançando um novo produto, outro está desenvolvendo uma campanha de comunicação interna, e para um terceiro estamos trabalhando em um treinamento de crise. Não tem muita rotina, é preciso saber administrar muito bem as prioridades do dia para dar atenção e o atendimento dedicado para cada um dos clientes.
Aguarde mais entrevistas nos próximos posts!
Um abraço!

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