sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A importância do gancho

Já entramos no mês do Carnaval, mas a vida continua - só vai dar uma paradinha na semana do dia 15/02. Enquanto isso, falemos de comunicação! (já que não dá para pular carnaval pelo blog! rs...).

E o que tem a ver o carnaval com o título deste subject? Absolutamente nada. Aliás, o que é um gancho, você sabe? Não, não estamos falando da tradicional haste de metal para pendurar objetos ou suspender pesos (obrigada Houaiss! rs...).

Gancho, no jargão jornalístico, é o recurso que ajuda a reforçar o interesse do leitor pelo assunto do texto. Se fosse uma receita, acredito que seria a farinha porque "dá a liga".

E, um dos grandes desafios de quem trabalha com comunicação empresarial, especialmente quando se fala em publicações institucionais ou para público interno, por exemplo, é: onde está o gancho? Temos como dar liga no texto? A área de comunicação tem uma necessidade, uma pauta para ser divulgada, seja porque os funcionários devem ser informados a respeito, ou por alguma solicitação de diretoria.

O fato é que temos de que unir assuntos aparentemente desvinculados de forma que o texto fique interessante e, principalmente, consistente. É um desafio e tanto!

Para isso, o importante é tentar se aprofundar no tema o máximo possível e tentar descobrir algum ponto que possa gerar interesse. Por exemplo: a empresa X recebeu um prêmio pelo quinto ano conscecutivo. Como tornar o texto diferente, não deixá-lo cair na mesmice de um relato básico e simples? É difícil, mas o primeiro passo é óbvio. Fazer uma boa pesquisa sobre o prêmio e entender toda sua metodologia e história e entrevistar as pessoas envolvidas na questão.

Nessa busca, é possível encontrar algo diferente e tentar relacionar com algum aspecto da empresa - houve melhorias em processos operacionais? Houve mudanças de gestão que se refletiram em um melhor desempenho? Ou de atendimento? Até mesmo algum assunto tratado na imprensa que traga novas visões sobre o tema, novos números, resultados, que possam servir de inspiração.

Enfim... as vertentes são inúmeras.

É preciso, como se pode ver, uma certa dose de pesquisa, determinação e até mesmo paciência, para encontrar o gancho certo - às vezes ele se esconde... e é difícil resgatá-lo! Mas, no fim das contas, vale a pena o esforço. Claro que nem sempre é viável, afinal, o prazo pode não ser tão compreensivo a ponto de nos permitir esse trabalho de garimpo.

Mas, vamos em busca da qualidade!

Um abraço, até a próxima!

PS: Esse post é em homenagem a uma grande jornalista que viveu o "drama da ausência de gancho" esta semana. Vamos ter fé! :)

Nenhum comentário: