sábado, 13 de março de 2010

Mídias sociais constroem memória

Em minhas andanças pelo twitter, li uma troca de mensagens entre dois amigos - Carlão Carbone e Alexandre Aníbal - e lembrei que os dois são, além de pessoas super bacanas, excelentes exemplos de como as tais das mídias sociais, quando levadas a sério, trazem à tona grandes talentos.

No canal do Carlão no Youtube, você encontra um monte de vídeos de partidas de futebol da série A2 do Paulistão, Copa Paulista, Série B do Brasileirão, entre outros campeonatos da linha "Alternativa", que não integram o glamour das divisões principais (embora haja controvérsias...).

Além do registro pessoal, o Carlão também ajuda, de forma direta, a construir parte da memória do futebol. São documentos, registrados em vídeo, que guardarão momentos importantes, ainda que de campeonatos sem tanta visibilidade. E, na maioria das vezes, essas iniciativas começam de forma despretensiosa. No caso do Carlão, foi e continua assim. "Faço isso desde maio 2009. Comecei por vontade de fazer algo a ligado ao futebol, a convite de um amigo", me disse ele.

Quanta coisa pode ser registrada com dados coletados in loco! Por isso, sempre gosto de indicar blogs e sites de amigos meus que primam por um trabalho sério - ainda que o façam por hobby, por exemplo.

Já o Aníbal está terminando a pós-graduação em jornalismo esportivo e a graduação em radialismo, tem o espírito de cronista e comentarista na veia, certamente. Ele tem o blog Um tal de Futebol, em que relata jogos e fatos histórico desse esporte. Vale muitíssimo a pena a visita: registros muito interessantes.

Um beijo,
Regina

3 comentários:

Alexandre Anibal disse...

É uma honra ser citado por este blog. Obrigado, Rê!

Regina Valente disse...

Imagina. Honra é conviver com pessoas inteligentes e aprender com elas! =) Beijo!

Carlão Carbone disse...

Valeu Rê!

Agradeço imensamente a divulgação.

Abraço!