domingo, 31 de janeiro de 2010

Sustentabilidade, uma estratégia vital

Na semana passada, fiz um curso na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), sobre Desenvolvimento Sustentável, MArketing Social e Responsabilidade Social. Embora ainda seja um tema praticamente incipiente na atual realidade das empresas, ganha força com as questões ambientais cada vez mais presentes em nossas vidas.

Praticar a sustentabilidade não deve ser algo obrigatório. É preciso incorporá-la na visão, missão e valores da empresa e, acima de tudo, ser incorporada por toda a equipe. Para isso, é preciso envolver a alta liderança, e começar um trabalho de comunicação topdown.

Por outro lado, conforme bem explicou o professor Maurício Turra, durante o curso, é preciso avaliar todas as externalidades a que a empresa está suscetível, para a partir daí, trabalhar a sustentabilidade. A empresa descarta lixo tóxico? Gasta energia demais para produzir? Pode causar riscos à comunidade no transporte de seus produtos? Esses são alguns exemplos simples. Mas, se a empresa souber aproveitar as externalidades e criar oportunidades, certamente terá sucesso!

Apenas para ilustrar. Porque são muitas as necessidades para se praticar a sustentabilidade de forma estruturada. É possível conciliar essa iniciativa com o desenvolvimento econômico e o respeito social. Se as empresas não acordarem por bem, vão acordar por mal. Governo, imprensa, sociedade... todos os públicos estão cada vez mais ligados e cobram das organizações uma "postura sustentável".

O tema é extenso, e apaixonante. Valeu a pena.

Voltarei a ele em breve!

Um abraço!

Um comentário:

Laura M. disse...

Adorei o texto!! Parabens!