Na semana passada, fiz um curso na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), sobre Desenvolvimento Sustentável, MArketing Social e Responsabilidade Social. Embora ainda seja um tema praticamente incipiente na atual realidade das empresas, ganha força com as questões ambientais cada vez mais presentes em nossas vidas.
Praticar a sustentabilidade não deve ser algo obrigatório. É preciso incorporá-la na visão, missão e valores da empresa e, acima de tudo, ser incorporada por toda a equipe. Para isso, é preciso envolver a alta liderança, e começar um trabalho de comunicação topdown.
Por outro lado, conforme bem explicou o professor Maurício Turra, durante o curso, é preciso avaliar todas as externalidades a que a empresa está suscetível, para a partir daí, trabalhar a sustentabilidade. A empresa descarta lixo tóxico? Gasta energia demais para produzir? Pode causar riscos à comunidade no transporte de seus produtos? Esses são alguns exemplos simples. Mas, se a empresa souber aproveitar as externalidades e criar oportunidades, certamente terá sucesso!
Apenas para ilustrar. Porque são muitas as necessidades para se praticar a sustentabilidade de forma estruturada. É possível conciliar essa iniciativa com o desenvolvimento econômico e o respeito social. Se as empresas não acordarem por bem, vão acordar por mal. Governo, imprensa, sociedade... todos os públicos estão cada vez mais ligados e cobram das organizações uma "postura sustentável".
O tema é extenso, e apaixonante. Valeu a pena.
Voltarei a ele em breve!
Um abraço!
domingo, 31 de janeiro de 2010
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Um comentário:
Adorei o texto!! Parabens!
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