O assunto da semana na internet é a aparição da escocesa Susan Boyle no programa Britain's Got Talent, a versão inglesa do American Idol. Susan, 47 anos, é desempregada e mora em um vilarejo na Escócia e trabalha como voluntária em sua comunidade. Até aí, nada demais.
O fato é que ela teve de contar com o preconceito e a desconfiança de toda a platéia no dia de sua apresentação no programa britânico pelo simples fato de sua aparência ser, digamos, fora do "padrão" socialmente aceito. Pois Susan não se incomodou com nada disso, e no sábado, 11 de abril, encarou os jurados, considerados "carrascos" por seu nível de exigência com relação aos candidatos e fez bonito. Fez bonito não, fez uma maravilha! Logo ao cantar as primeiras palavras, ouviu-se uma voz de fazer inveja a qualquer diva internacional. Agora, só se fala disso nos meios eletrônicos. "Você já viu esse video da escocesa cantando?"
Pois é. Susan mostrou que tabus e preconceitos estão aí para serem totalmente quebrados. Tudo bem, a frase é super clichê, mas não pude pensar em nada mais elaborado. Ela realmente deixou todos estupefatos diante de um talento que torna a questão estética um detalhe tão insignificante que passa a ser até esquecido. Após sua apresentação (veja o vídeo completo, com tradução em português, clicando aqui), não só os jurados, como toda a plateia presente no dia aplaudiu a dona de casa de pé. E foi pouco.
Esse tipo de evento mostra, primeiramente, como ainda engatinhamos em temas complexos como aparência, preconceito e julgamento. Mas, ao mesmo tempo, nos dá um alento, do poder da comunicação na era digital. Afinal, em poucas horas - talvez minutos, até - o vídeo de Susan Boyle já havia corrido meio mundo e tornado-se destaque de diversos veículos do grande público. Talvez tenha sido um exemplo claríssimo de marketing viral, e de como ele atinge proporções inimagináveis - quando o produto é bom, claro! Bom aqui ganha várias conotações, mas no caso da escocesa, significa talento, qualidade, com o diferencial da surpresa da ocasião.
Foi realmente algo fantástico, do ponto de vista da comunicação. Já sob o aspecto emocional, não tenho nem o que dizer, foi espetacular!
Um abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário