domingo, 19 de abril de 2009

O "lado B" do marketing viral

Dando sequência ao tema, acabo de ler uma matéria no Portal Terra sobre um vídeo de uma loja de uma rede fast-food americana, em que um de seus funcionários aparece em uma situação nada agradável - passando os alimentos, como queijo, pão etc, dentro do nariz, e soltando muco nasal nos alimentos. O vídeo caiu no Youtube e, pasmem, tem a "narração" de outra colega.

A cena gerou tamanha polêmica nos Estados Unidos que o presidente da rede se viu obrigado a enfrentar uma crise de imagem sem precedentes na empresa. Publicou um vídeo em que responde às perguntas dos consumidores e se coloca "à disposição", por assim dizer.

Esta é outra demonstração do poder do marketing viral e de como a internet pode destruir a reputação de uma empresa em questão de momentos.

Os funcionários, certamente, deverão sofrer as consequências. Mas, o grande questionamento é: dá para reverter a imagem negativa que acaba resvalando na empresa? Como fazer com que o consumidor acredite na companhia e em sua marca?

Complicado, muito complicado. A organização é composta por funcionários, e suas atitudes refletem sua reputação - desde a forma como se vestem, a postura, o comportamento como um todo. Os profissionais são o espelho da empresa, por isso, como diz o ditado, todo cuidado é pouco.

Abraços e até a próxima!




Um comentário:

Rafael Kafka disse...

Salvar o nome de uma empresa gravemente desmoralizada é algo terrivelmente difícil mesmo porque a mídia sempre fica desconfiada, sempre acha que está sendo enganada pelo PR.