- conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho;
- roteiro de uma ação para criar a solução que o cliente procura;
- documento que resume metas, diretrizes e ideias para realizar uma campanha, trabalho, ação, produto etc.
- documento que resume metas, diretrizes e ideias para realizar uma campanha, trabalho, ação, produto etc.
Todas elas são válidas e se complementam. Na teoria, é fácil entender e até bonito. "Ter uma bússola para o trabalho", podemos dizer. Mas, na prática, ah... na prática, como pode ser complicado ter um briefing!
Primeiro, porque o cliente sabe o que quer com uma campanha, mas não sabe expressar de que forma. Cabe a agência, no caso, traduzir os meios de executá-la para atingir os resultados esperados. Como fazer isso?
Não tenho fórmula mágica, nem a receita certa. Mas um bom caminho é determinar alguns parâmetros:
1) Objetivo da ação - o que se quer comunicar
2) Público a que se destina
3) Tempo para realização
4) Resultados esperados
5) Orçamento disponível para a ação
6) Histórico do cliente (para direcionar a campanha de forma coerente)
7) Formato da ação (banner, revista, video, blog, jornal, brindes etc)
Tudo isso deve estar contemplado em um cronograma bem detalhado, especificando os prazos para cada atividade. É importante que o cliente, em todos os itens acima, transmita o máximo possível de informações para que a agência ou o profissional que vai desenvolver o trabalho tenha ferramentas, argumentos e dados para pensar no produto/ação/campanha mais adequada.
Um bom briefing é meio caminho andado para o sucesso de qualquer iniciativa. Ele é um planejamento que orienta, mas permite mudanças ao longo do caminho.
Novidades no blog!
Pessoal, a partir da semana que vem, teremos novidades no nosso Questão de Comunicação! Continue acompanhando!
Um abraço e até a próxima,
Regina
3 comentários:
É incrível como se estabelece uma relação complexa que pode desmoronar a qualquer falha ehehe
Isso ai, Rê, ficará melhor ainda!
Pois é, Rafa. Os erros fazem parte, mas a maioria deles pode ser evitada com um bom planejamento, né?
beijo!
Já na aula de desenho escutei "um lápis bem apontado é garantia de um bom resultado".
faltou dizer que já dizer aonde estão os arquivos necessários, com quem falar na dúvida, os prazos pra apresentar, fechar, as obrigatoriedades, (se é cliente novo) o manual de identidade...
Coisas pequenas que evitam o retrabalho, dinheiro gasto...
Planejamento é tudo mesmo.
bjo
Vinicius
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