... tanto bate até que fura. Inclusive na comunicação! E, ainda mais, na comunicação com a liderança.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Água mole em pedra dura...
... tanto bate até que fura. Inclusive na comunicação! E, ainda mais, na comunicação com a liderança.
sábado, 28 de março de 2009
Energias renovadas
Este é um post sem qualquer vínculo com a comunicação corporativa ou imprensa. Diria que é comunicação musical...rs...
sexta-feira, 27 de março de 2009
A difícil arte de atender expectativas
terça-feira, 24 de março de 2009
Jornalista e relações públicas: parceria imbatível!
domingo, 22 de março de 2009
Em três dias, tudo mudou na F1
sexta-feira, 20 de março de 2009
Atendimento é tudo
quinta-feira, 19 de março de 2009
Comunicação com a liderança
quarta-feira, 18 de março de 2009
Revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo
O mais legal é que as pessoas podem opinar sobre o perfil que julgam mais adequado para o profissional da área, competências etc.
Disposta a contribuir na mobilização e formulação de propostas a serem apresentadas para a Comissão de Especialistas do MEC, a FENAJ orientou os Sindicatos de Jornalistas a participarem de todas as audiências. Em oficio circular encaminhado aos Sindicatos, a diretora do Departamento de Educação da FENAJ, Valci Zuculoto justifica que as três audiências funcionarão com um momento em que o "público" poderá questionar e se manifestar. “É importante que participemos não apenas com Sindicatos e profissionais da cidade onde ocorrem, mas também com comitivas do interior e de todos os demais estados das regiões”, orienta o documento.
A primeira audiência pública agendada pela Comissão de Especialistas do MEC será nesta sexta-feira, dia 20 de março, na sede da Representação do MEC (Remec), no Rio de Janeiro (Palácio Gustavo Capanema, Salão Portinari, 2º andar), das 9h às 12h30, onde serão ouvidos integrantes da área acadêmica. A segunda está marcada para o dia 24 de abril, em Pernambuco, e direcionada a representações das entidades de classe, associações e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho. E a terceira, será no dia 18 de maio, em São Paulo, envolvendo organizações não-governamentais, segmentos da sociedade civil e movimentos sociais.
Consulta Pública
Outro espaço de participação da sociedade no debate sobre a revisão das diretrizes curriculares de Jornalismo é a Consulta Pública. A FENAJ também está estimulando os Sindicatos de Jornalistas a enviarem contribuições pelo e-mailconsulta.jornalismo@mec.gov.br. Para tanto, orientou que o acúmulo de debates expresso nos documentos “Programa Nacional de Estímulo à Qualidade de Ensino”, “Propostas de Diretrizes do Seminário de Campinas”, sejam as referências para a formulação de propostas.
Também como contribuição para subsidiar os Sindicatos, a FENAJ encaminhou uma síntese sobre as resoluções dos Congressos Nacionais dos Jornalistas em relação às questões que devem ser destacadas neste processo de consulta pública. Nele destacam-se a defesa do Jornalismo como uma das principais modalidades de comunicação, exercitada através das mais diversas linguagens e dos mais variados suportes técnicos, mas dotado de extrema singularidade e especificidade.
Pão com Manteiga e Prêmio Aberje 2009
terça-feira, 17 de março de 2009
Os 10 Mais do Palmeiras
Ontem fui à livraria Saraiva, do Shopping Eldorado, conferir o lançamento do livro "Os 10 Mais do Palmeiras", do jornalista Mauro Beting, de quem sou fã - não porque é palmeirense, mas porque é um jornalista exemplar, como poucos na atualidade.
http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/
segunda-feira, 16 de março de 2009
A vez dos impressos na comunicação corporativa
Quando surgiu a TV, muito se pregava que seria o fim do rádio. Quando surgiu a Internet, se falou do fim do jornal impresso. As profecias a la Nostradamus do término dos veículos, carregadas de fatalismo, nem sempre procedem.
Um abraço,
domingo, 15 de março de 2009
Avó e consultora
sábado, 14 de março de 2009
Amigos, boleiros e geniais
Como uma boa apaixonada por esportes, especialmente o futebol, queria deixar aqui duas dicas especiais, de blogs de grandes amigos meus. São pessoas comuns, filhos de Deus (como eu), mas com uma inteligência e visão espetacular sobre o "esporte bretão" (detesto esse clichê, mas me faltou algo melhor agora...rs).
Embate da imagem cristã
quinta-feira, 12 de março de 2009
Fusão de culturas?
No atual momento econômico, fusões e aquisições tornam se rotineiras. Todo mundo quer sobreviver e continuar no caminho do lucro, com foco na sustentabilidade. Vem então, a questão: como lidar com os funcionários? Como trabalhar a mudança de cultura interna?
quarta-feira, 11 de março de 2009
Ampliar os horizontes
terça-feira, 10 de março de 2009
Comunicação e crise
Na seção 1o. Caderno de hoje, 10 de março, do Comunique-se (www.comunique-se.com.br), foi publicada uma interessante matéria sobre os impactos da crise no mercado de comunicação e o papel das agências neste momento. A tal "marola" chegou no nosso setor e agora é hora de se reiventar, trazer novos produtos e serviços aos clientes, agregando valor muito mais em qualidade do que em quantidade. As empresas estarão cada vez mais carentes disto nesse momento. No texto, a jornalista Miriam Abreu conta que 89% das agências participaram da segunda pesquisa da Associação Brasileira das Agências de Comunicação e, no primeiro levantamento sobre o ambiente de crise, feito em outubro, pouco depois da explosão da crise nos Estados Unidos, 63% estavam otimistas e 53% relataram que sentiriam o impacto. |
Ainda segundo o texto, a pesquisa aponta que 50% tiveram oportunidades de negócios desde o início da crise e 61% informaram que não houve queda no número de prospecções/concorrências para novos projetos e 30% das agências já receberam de seus clientes demanda para o enfrentamento dos efeitos da crise. Num balanço geral, 25% tiveram corte de contratos em andamento, 24% relataram suspensão de projetos, enquanto 17% renegociaram fee em andamento e mais 17% renegociaram fee na renovação de contratos. Até agora, 12% realizaram demissões e 24% planejam cortes se houver queda na demanda de serviços. Para 42% das agências que responderam ao levantamento, o resultado do faturamento no último trimestre já foi afetado pela crise. Para a maioria, os três serviços que serão mais afetados com essa crise serão os de eventos, assessorias de imprensa e publicações. O levantamento, realizado na última semana de fevereiro, teve a participação de 38 empresas, dentro de um universo de 304 agências associadas em todo o Brasil. |
segunda-feira, 9 de março de 2009
A importância do jornal mural
domingo, 8 de março de 2009
Ronaldo e a comunicação
Sim, podem me chamar de louca... mas acabo de assistir o clássico Palmeiras x Corinthians e gostaria de falar aqui do Ronaldo. Mas não sob a perspectiva futebolística, mas sim, de comunicação.