segunda-feira, 30 de março de 2009

Água mole em pedra dura...


... tanto bate até que fura. Inclusive na comunicação! E, ainda mais, na comunicação com a liderança.

Volto ao tema, que acho muito bacana e pontual. Cada vez mais, as lideranças nas empresas pedem, ainda que inconscientemente, por um suporte de comunicação. Liderar, gerenciar e focar em resultados está se tornando uma tarefa cada dia mais complexa. Lidar com gente, que pensa, sente, opina, ama, odeia, entre tantas outras nuances de emoção, é difícil. Tudo bem que o aprendizado é incrível (principalmente para o líder), mas... dá trabalho conciliar tantas expectativas e exigências.

Por isso, é preciso, um trabalho de comunicação muito específico com líderes/gestores. Estou fazendo uma matéria para uma revista de um cliente (para público interno) justamente sobre isso. Na verdade, não é exatamente a comunicação com a liderança, mas como treinar os gestores para que sejam, de fato, multiplicadores da informação. Eles devem disseminar processos, dados, fatos e eventos para a equipe, de forma clara, coerente e, acima de tudo, interessante.

Dessa comunicação depende, em boa parte, o resultado da área que se comanda. Que dureza, não? Mas... por outro lado, o retorno costuma ser gratificante, porque o líder quer informação, ele busca treinamentos, cursos, novidades. Não vou entrar no mérito do perfil do líder, porque isso pouco interfere; em geral, o líder quer saber mais, porque ele tem consciência de que o conhecimento é que faz com que ele tenha mais ferramentas para conduzir sua equipe.

O papel da comunicação é sensacional: fazer com que os gestores transmitam as mensagens, com assuntos de domínio deles próprios, de forma simples e eficaz. É um desafio e tanto, que exige adaptação e coordenação do que se vai dizer para o público-alvo, reforçar a sensibilidade dos líderes no olhar, nas expressões do rosto e como o corpo também fala - toda a linguagem não-verbal.

E em tempos de crise, comunicar é ainda mais vital. Ser transparente é multiplicar a informação certa, na hora certa, do jeito certo. E para isso, é preciso ser persistente e - por que não? -insistente!

Abraços e até mais!
Regina 

Nenhum comentário: