domingo, 15 de março de 2009

Avó e consultora

Vou aqui contar um segredo meu... Muitas vezes, quando escrevo uma reportagem, edito um texto, vem a dúvida se ficou bom, se está adequado, com as informações necessárias...enfim... como jornalista costuma ser questionador e não se contenta muito facilmente, muitas vezes recorro à minha consultora personalizada, minha avó. Sim, D. Alzira, no alto de seus 91 anos, me ensina muita coisa. Lúcida, acompanha jornais e procura estar antenada com tudo que pode e consegue.

A técnica é simples...rs... Leio os textos em voz alta e vou perguntando se ela entendeu, o que ela achou. Se ela entendeu, então, estou no caminho certo. Se ela me pergunta "mas...o que é isso que você leu agora", refaço, procuro reformular a frase.

Mesmo em temas mais complexos ela me ajuda. Embora ela não compreenda todos os assuntos sobre os quais eu escrevo, porque não fazem parte do dia-a-dia dela, ela me dá alguns toques... Se eu consigo fazer com que ela entenda um texto sobre comunicação corporativa, já é um bom sinal... :)

E ainda é bom para ela, porque acompanha a produção de um texto jornalístico - e ela gosta! :-)


2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o BLOG!!
Força e determinação! não desanime!
Sempre tem gente lendo, mesmo que `as vezes, pareça que escrevemos para o aleem!
bjcas

Regina Valente disse...

Obrigada! Mesmo que seja para o além, pelo menos um espírito está lendo, então! hahaha... beijos!