domingo, 8 de março de 2009

Ronaldo e a comunicação



Sim, podem me chamar de louca... mas acabo de assistir o clássico Palmeiras x Corinthians e gostaria de falar aqui do Ronaldo. Mas não sob a perspectiva futebolística, mas sim, de comunicação.

A imagem que o jogador transmite tem uma carga comunicacional muito forte. Embora, aparentemente, não pareça, a persistência e a determinação de Ronaldo, eleito melhor do mundo por três vezes, é algo inspirador para quem trabalha com comunicação corporativa. Estamos em uma área que exige justamente paciência, para promover o melhor relacionamento com nossos clientes (internos e externos), entender suas necessidades e trabalhar tudo isso para que a comunicação se efetive cada vez mais nas organizações.

O trabalho do jornalista, do relações públicas, do profissional de comunicação em geral, é uma atividade "à la Ronaldo", porque você passa por imprevistos, corte de jobs, mudança de briefing, dificuldade de engajar funcionários, resistência de altos executivos... entre tantas outras questões que fazem parte do jogo.

Ronaldo deixa uma grande lição: aos 32 anos e após três cirurgias no joelho (se não me falha a memória...), pode naõ ter a condição física capaz de fazer com que volte aos velhos tempos que o tornaram também o maior artilheiro em Copas do Mundo. Mas ele mostra que, quando há talento, persistência e disposição, tudo é possível, dentro de um cenário específico. Se você se programar, tiver determinação, seguir um planejamento racional, mas com toques de ousadia, dá para voltar a jogar futebol com 95kg, sob dúvidas e questionamentos. E ainda marcar um gol aos 45 do segundo tempo, no maior clássico do seu time.

Nosso trabalho na comunicação é isso: persistir, saber reduzir a marcha, saber a hora de acelerar, de voltar atrás... dançar conforme a música, sem perder as metas de vista, sem perder a vontade de jogar e fazer gols.

Ah, e para quem ficou curioso: sou palmeirense e, obviamente, não gostei do resultado (empatar no final é triste...rs), mas não podia deixar de fazer essa analogia. Ronaldo tem seus méritos, independente de qualquer questão futebolística.

E claro, mande sua opinião, é sempre bem-vinda!

Abraços e até a próxima!


Um comentário:

Rafael Kafka disse...

Perseverar é fundamental, Rê, sempre, ter garra, lutar, como o exemplo que o Ronaldo tem proporcinoado, a analogia é muito válida!

Grande abraço,

Rafa Kafka